Departamento de Protecção Civil

Obectivos

Os objectivos do departamento são:

  • Prestar assistência às Secções no âmbito de temáticas relacionadas com Protecção Civil (a nível de instrução). Nomeadamente, procedimentos a ter em conta em:
    • Incêndios (em casa e florestais)
    • Cheias e inundações
    • Ondas de Calor
    • Secas
    • Sismos
    • Acampamentos
    • Actividades em Montanha
  • Ter uma pessoa responsável pela isntrução em cada uma das Secções
  • Realização de simulacros de evacuação da Sede
  • Divulgação de panfletos de Protecção Civil
  • Participação nas actividades/formações a nível regional

O que é a Protecção Civil?

Por Calamidade ou Catástrofe, entende-se como um acontecimento ou série de acontecimentos graves, afectando gravemente a segurança das pessoas e as condições de vida das populações, bem como o tecido sócio-económico do país. Considera-se que existe situação de calamidade ou catástrofe quando é declarada a necessidade de adoptar medidas de carácter excepcional destinadas a repor a normalidade das condições de vida nas zonas atingidas.

A protecção civil somos todos nós! - Empresas, Estado, Instituições, Cidadãos. Deve começar primeiro por cada família, que tem o dever de proteger os seus membros. Estas, e em especial os seus responsáveis, devem actuar de modo a prevenirem todas as eventuais ocorrências (medidas de prevenção e auto-protecção). Neste âmbito, algumas medidas podem e devem ser tomadas, a começar pelo treinamento dos elementos mais velhos e ensinamento dos mais novos, bem como a consciencialização dos riscos que podem ocorrer.

A vida tem as suas raízes mergulhadas no ambiente, na terra, que no seu processo de dinâmica evolução, pode provocar o que nós designamos por catástrofes naturais, tais como: sismos, vulcões, ciclones, inundações e incêndios (de origem natural). O homem, por sua vez, vive neste ambiente e por vezes, de forma menos harmoniosa que pode conduzir a situações de catástrofes tecnológicas, como sejam, incêndios, explosões, poluição, contaminação, entre outras. Vivemos pois, num ambiente sujeito a riscos de origem natural ou tecnológico.

Temos a obrigação de nos defender-mos destes diferentes riscos de protecção civil, tomando para tal, medidas de auto-protecção. Estas, assentam essencialmente na fase da prevenção (prevenir os acidentes individuais e colectivos), de modo a que não tenhamos que executar as fases seguintes da protecção civil. Temos portanto, que actuar a este nível, de modo a evitar os riscos; no entanto, e caso ocorram estas situações, devemos estar preparados para actuar, de modo a atenuar e limitar os efeitos desses mesmos riscos.

Alguns links úteis relacionados com a temática da Protecção Civil

 
wiki/dep/prot_civil/prot_civil.txt · Esta página foi modificada pela última vez em: 2007/01/19 00:00 (Edição externa) ()
Esta página é da autoria dos webmasters do Agrupamento 523 de São Tomás de Aquino
O seu conteúdo pode ser livremente copiado para fins não comerciais